segunda-feira, 2 de março de 2009

Somos caminhantes...



"Somos caminhantes, peregrinos em trânsito. Devemos, pois, sentir-nos insatisfeitos com o que somos, se quisermos chegar ao que aspiramos. Se nos agrada o que somos, deixaremos de avançar. Se o crermos suficiente, não daremos um passo a mais. Sigamos, pois, em marcha, indo para a frente, caminhando para a meta. Não tratemos de parar no caminho, ou de voltar a vista para trás, nem de desviar-nos da rota. Quem pára, não avança. Quem se apega ao passado, volta as costas para a meta. Quem que se desvia, perde a esperança de chegar" (Santo Agostinho, Sermo 169,15,18).

Este pensamento de Santo Agostinho reflete uma das notas mais características de sua espiritualidade: "somos caminhantes, peregrinos em trânsito". A peregrinação é uma característica da vida: somos buscadores, inquietos por encontrar o rumo que nos leva à verdadeira realização e felicidade. O caminho e a meta são, segundo Santo Agostinho, o próprio Cristo: caminho enquanto homem, pátria enquanto Deus.

Que todos os vocacionados encontrem aqui amigos, irmãos, companheiros de caminhada, com os quais compartilhar suas inquietudes e buscas, pois "na escola da vida não há mestres, todos somos condiscípulos, companheriros de caminhada: Cristo é o único Mestre".
*
*
Frei Luiz Antônio Pinheiro, OSA
Belo Horizonte - MG