sábado, 15 de maio de 2010

LITURGIA E MISSÃO

Os fiéis recebem da Igreja a graça da fé. Tendo eles ouvido a pregação da palavra e aderido à fé pela conversão, recebem o batismo, e regenerados em Cristo são convidados à mesa do Senhor.
A sagrada liturgia, enquanto culto público e oficial que a Igreja eleva a Deus agrega os que desejam celebrar a memória de Jesus.
A ação litúrgica, especialmente a missa, que se constitui na forma mais habitualmente participada pelos leigos, conduz os que dela participam a uma vivência dos mandamentos, em especial a caridade. Nessa ação (missa) se eleva a Deus um culto de adoração, ação de graças, reparação pelos pecados e súplica.
Assim sendo, os motivos que levam à participação na liturgia diferem daqueles que agremiam as pessoas em outras reuniões sociais. Reúnem-se para ofertar um sacrifício santo, numa unidade ímpar, cada qual segundo a sua função.
Na última ceia, o Senhor abençoou e consagrou o pão e o vinho, sinais de seu corpo entregue e de seu sangue derramado. Depois disso entregou-se à morte de cruz e ao terceiro dia ressuscitou. Ora, o mistério central do cristianismo é a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Por isso, a liturgia torna-se cume da ação eclesial, pois é principalmente obra de Jesus. Ele é o sacerdote que se oferta a si mesmo. A Igreja encontra na liturgia sua força, pois nela se escuta a palavra de Deus e se come do pão eucarístico.
A partir daí se entende a missionariedade eclesial. Já que, Jesus se entregou por todos, o sacrifício e banquete eucarístico são para todos. Por isso na sagrada liturgia se busca força para a ela voltar trazendo os irmãos que também virem a aderir à fé.
Os católicos precisamos entender a sacralidade daquilo que celebramos, e convidarmos os nossos irmãos a também participar da mesa do Senhor, cumprindo o nosso papel de discípulos e missionários.
*
*
Luis Hernandes Matos Leite
Belo Horizonte/MG

segunda-feira, 10 de maio de 2010

REUNIÃO DA EQUIPE DE FORMAÇÃO

Parabéns ao BLOG VOCACIONAL AGOSTINIANO pelo seu trabalho informativo e interativo nesse novo mundo virtual e globalizado, por meio do qual os contatos podem tornar-se mais próximos e se transformar num canal de evangelização de nossos tempos.
Reunidos no Noviciado Agostiniano,
em Bragança Paulista-SP, os formadores do Vicariato Agostiniano N. Sra. da Consolação do Brasil, enviam uma saudação fraterna aos Responsáveis pelo Blog e Vocacionados que nos contactam. Que Nossa Senhora da Consolação abençoe a todos na sua busca vocacional, tendo como grande horizonte o Reino de Deus. Um grande abraço:
*

Frei Luiz A. Pinheiro, OSA

Pela Equipe de Formação Agostiniana