sexta-feira, 27 de agosto de 2010

SOLENIDADE DE NOSSO PAI SANTO AGOSTINHO

 A Igreja Católica em todo o mundo, celebra no dia 28 de agosto a memória de um dos seus ilustres filhos, Aurelius Augustinus, ou simplesmente Santo Agostinho.

Após um período de emancipações filosóficas e de conversão ao Cristianismo, esse coração inquieto, em busca daquele que lhe pode conceder o repouso, tornou-se um pensador da Igreja. Utilizou, pois, seus conhecimentos filosóficos para levar mais pessoas a uma conversão ao Cristo.

Seus escritos são catalogados como Filosofia Patrística. Esta recebe tal nome por agrupar os pensamentos dos primeiros filósofos e apologistas cristãos chamados de Padres da Igreja.

Agostinho é autor de uma vasta obra, suas obras mais conhecidas são as Confissões, A Trindade, A Vida Feliz, A Cidade de Deus, A Doutrina Cristã, A Verdadeira Religião, além de comentários aos salmos e sermões.






Africano de nascimento e romano de cultura. Tornou-se inspirador e fundador de um estilo de vida único, no qual a fraternidade é valorizada e os seus membros possuem tudo em comum. Reuniu em torno de Cristo homens e mulheres que, segundo um espírito de vida interior, buscavam uma vida semelhante a dos cristãos primitivos. Para os grupos de monges e monjas deixou a sua regra, adotada por várias ordens e congregações religiosas até hoje.

Foi ordenado sacerdote e tornou-se bispo. Apesar de ter saído de seu mosteiro, para ir à casa episcopal em Hipona, manteve uma vida de interioridade. Após as invasões vândalas no norte da África, o carisma agostiniano se espalhou por outras partes do mundo, devido à fuga de frades.





Agostinho permaneceu com seu povo até o fim de sua estada nesta terra, como exemplo de bispo e pastor. Hoje sua presença se encontra nos cinco continentes através de homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus, a fim de viver interiormente, em comunidade e a serviço da Igreja. Estes são, portanto, os três pilares do carisma agostinianos resgatados após o Concílio Vaticano II.





 
Em Belo Horizonte será celebrada no dia 27 de agosto uma solene eucaristia na Igreja Nossa Senhora da Consolação, que reunirá os frades e formandos da Ordem de Santo Agostinho, as religiosas Agostinianas Recoletas e Agostinianas Missionárias, além de professores, estudantes, pais e funcionários dos colégios agostinianos, bem como os paroquianos das paróquias agostinianas e, aqueles amigos que partilham conosco dessa espiritualidade. Neste dia celebra-se também a festa de Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho e, inicia-se o encontro vocacional da Ordem de Santo Agostinho, que durará até o dia 29.





No dia 28 a comemoração será feita de forma particular por cada Fraternidade. Intimamente celebraremos a nossa liturgia própria e cearemos festivamente para recordar a memória daquele que se tornou para a Igreja um bispo, doutor e santo; para a filosofia um marco; para a teologia uma base doutrinal; e para o mundo uma luz.

Luis Hernandes Matos Leite
Belo Horizonte/MG

INTERIORIDADE



“Não saia para fora, volta para ti mesmo:
 no homem interior habita a verdade.” Santo Agostinho De Vera Religione, 39, 72.

Santo Agostinho percorreu grandes caminhos para transformar sua vida. Em agosto de 386, meditando num jardim, ouve a voz de uma criança que dizia: toma e lê. E, através das Cartas Paulinas, houve um processo de conversão, seguindo os passos do “Bem Amado”.

Seguindo os passos do nosso pai espiritual Santo Agostinho, devemos sempre buscar esta vida interior, que nos leva ao Pai. Vida de oração pessoal e comunitária; contemplação da Palavra de Deus e a Liturgia. “Que eu me conheça a mim mesmo, que eu Vos conheça Senhor” (Solilóquios 1,1,11).

A verdadeira interioridade de alma e coração não encontraremos nos prazeres da vida, mas, sim, em Cristo há verdadeira felicidade.

A exterioridade que nos leva as dúvidas possam se dissipar e culminar num processo sincero de conversão.

“Entra dentro de ti, não sais de fora, e uma vez em ti,
mão queiras permanecer em ti, sobe para o mais alto”. (Sermão 333,3).

Que possamos sairmos em nossa exterioridade para encontrarmos o Bem Amado o Bem Amado no nosso interior.

Fellipe da Silva Toledo
Belo Horizonte/MG

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A VIDA FELIZ - Final

A infelicidade é, segundo De Beata Vita, a privação ou o medo de perder o possuído. Quem não tem o que quer não é feliz, mas não basta apenas possuir o desejado, senão é necessário que aquilo que se deseja seja o bem (boas coisas). Não pode ser feliz quem não tem o que quer, nem quem tem receios, nem aqueles que não possuem a Deus.

A conclusão que se chega sobre o que é a vida feliz é a comunhão com a Trindade. (Agostinho escreveu ainda uma obra sobre a Trindade, De Trinitate.) Não possuímos a plenitude enquanto estivermos na busca de Deus, quando nos saciaremos, ou quando o nosso coração achará repouso.


Toda a questão dessa obra é baseada no questionamento a respeito do que seja a felicidade, e também se é possível o homem logre uma vida feliz. No período em que escrevera De Beata Vita, Santo Agostinho, ainda estava no início de sua adesão ao cristianismo, e, portanto não utilizou-se de muitas passagens bíblicas, atendo-se basicamente ao que aprendera em seus estudos, citando ditados populares e de renomados poetas, além de lógica, e metáforas.


Ele utiliza-se desses elementos para levar seus interlocutores a uma prática filosófica, que permita a junção entre filosofia e cristianismo, na esteia do que fizeram, antes dele, os apologistas cristãos, como Justino, Atenágoras e especialmente o grande Orígenes.

Luis Hernandes Matos Leite
Belo Horizonte/MG

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SEMANA AGOSTINIANA 2010

27/08, 20h - Missa Solene na Igreja Nossa Senhora da Consolação e Correia,  Centro - Belo Horizonte
27/08 - Santa Mônica,  Mãe de Santo Agostinho
27 a 29/08 - ENCONTRO VOCACIONAL AGOSTINIANO -
Etapa Belo Horizonte, Mário Campos/MG
28/08 - SOLENIDADE DE NOSSO PAI SANTO AGOSTINHO
*Eventos conforme prescrição da Comunidade Local
*
*

*SANTO AGOSTINHO,
Rogai por nós!*

Você vem participar? Expectativas? Conte-nos....

NOVO LAYOUT DO BLOG VOCACIONAL

Caro amigo que nos visita,
GRAÇA E PAZ!
É com alegria que ESTAMOS NO AR com um novo Layout e em pleno mês vocacional.
*MODERNIDADE
*NOVAS CORES
*NOVA PROPOSTA DE TRABALHO...

>>>>O Blog está literalmente mergulhado nas águas profundas do
BATISMO - FONTE E ÁPICE DA NOSSA VIDA E CAMINHADA VOCACIONAL.
Clicando no bannner lateral você tem acesso instantâneo ao nosso SITE OFICIAL, no álbum novas fotos das nossas comunidades, enfim, FIQUE A VONTADE!
Tudo para melhorar a nossa comunicação na construção da FRATERNIDADE VIRTUAL!
Agradeço mais uma vez sua visita e peço-lhe divulgue nosso blog, site..deixe seus comentários em nossas postagens e construa esse espaço que é de toda Família Agostiniana.
Um forte abraço!
Em Cristo, pela intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe da Consolação e Correia,
Diego Fernando
Belo Horizonte/MG