sábado, 25 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010...Pensar a Política na perspectiva Cristã

“Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12,2).





Deus criou todas as coisas para o bem estar do ser humano. Tudo foi dado para todos. Esse mundo que conhecemos se pensarmos é o melhor dos mundos, pois ele nos oferece tudo que precisamos para a nossa sobrevivência. Mas como afirma São Paulo, escrevendo para a comunidade de Romanos, nós que estamos neste mundo não podemos nos conformar somente com o que esta aí no mundo, mas precisamos ir além, transformar, renovar, pensar e julgar, para que assim, esse mundo não se torne um mundo caótico, onde a desordem tome conta. Para que se tenha uma harmonia entre as pessoas é necessário leis, regras que visem o bem comum.

E para que haja mudanças é necessário que nós habitantes desse mundo, vivendo em comunidade/sociedade, lutemos com ideais comuns/sociais. O mundo é subdividido em várias partes, tais como: continentes, país, estado, cidades, bairros. E nessas pessoas que elegem seus líderes.

No nosso país, estamos vivendo um tempo de mudanças; aproximam as eleições, e nós somos os principais responsáveis pelo mundo/país que queremos para os próximos anos. “As eleições devem marcar o rumo que desejamos imprimir na sociedade. Ainda hoje se nota nas campanhas políticas muito do interesse exclusivamente pessoal do poder pelo poder, do enriquecimento próprio e daqueles que os apóiam com promessas de recompensas no futuro. Uma reforma política, tão desejada e almejada por tantos, ainda se faz esperar” (Dom Oroni Tempesta). O trabalho político, ao qual todos somos chamados, cada um segundo a sua maneira de ser, é uma forma de mostrar a incidência do Evangelho na vida concreta, visando à construção de uma sociedade justa, fraterna e equitativa.

Dom Walmor, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, em seu artigo “Igreja e os partidos” afirma que “A política é assunto que interessa a Igreja Católica em sua missão, em seu caminho de evangelização”, sendo assim, nós como bons Cristãos que somos, precisamos rezar pelas pessoas que iram fazer suas escolhas, no dia das eleições, escolhendo candidatos, que tenham capacidade de dar seguimento nos trabalhos, e esses precisam ser pessoas que tenham capacidade de administrar, pensar maneiras de defender a dignidade da pessoa humana. E mais ainda rezar pelos candidatos que forem aprovados pelo povo, que o Espírito Santo ilumine-os para que a preocupação com o bem comum e fraternidade com respeito aos verdadeiros direitos humanos na construção da civilização do amor esteja presente no seu programa de governo.


E nós, participando de maneira efetiva na política, estaremos colaborando, e fazendo a vontade de Deus, sendo justos, participativos, com certeza transformaremos o mundo de maneira muito mais fácil.

Clésio Dias
Belo Horizonte


terça-feira, 21 de setembro de 2010

FOTOS DO ENCONTRO JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS, CLIQUE!