domingo, 4 de março de 2012

AMIZADE

"A amizade entre as pessoas torna-se querida pelo vínculo
 suave que une muitas almas numa só!” -  SANTO AGOSTINHO

Nada há de mais belo no mundo do que a certeza de possuir amigos fieis, prestimosos, cuja afeição não seja influenciada pela fortuna nem pela pobreza; amigos que nos amem mais na adversidade do que na prosperidade! A fé na amizade é um estímulo constante. Quanto nos vivifica e anima sentir que alguns amigos têm absoluta confiança em nós, enquanto outras pessoas não nos compreendem e nos acusam?!

Que benefício termos amigos entusiastas, que se ocupam dos nossos interesses, trabalham constantemente por nós, nos dizem palavras alentadoras quando nos sentimos indecisos ou desanimados; suportam as nossas más disposições procurando dissipá-las e as nossas impertinências. Amigos que nos defendem mesmo na nossa ausência e ocultam as nossas fraquezas; que contêm e desfazem as maledicências; que destroem as mentiras que nos possam prejudicar; que desvanecem as falsas impressões e tentam nos manter no bom caminho; que compensam todos os prejuízos causados por qualquer erro cometido ou por alguma má impressão produzida num momento desfavorável, estando sempre dispostos a auxiliar-nos e a alentar-nos!

Que pobre figura seríamos nós, se não tivéssemos amigos! Que triste reputação teríamos se não tivéssemos amigos que nos defendessem de golpes e nos dessem bálsamos para as feridas crueis feitas pelo mundo! Que benefícios proporcionam os nossos amigos, corrigindo as nossas falhas, combatendo as nossas fraquezas, procurando remediar as nossas faltas! Como eles sabem cobrir com o manto da sua caridosa dedicação os nossos erros e defeitos!


Este mundo seria triste, álgido, ermo, insípido e estúpido, sem os amigos que acreditam em nós, quando todos os outros nos acusam. Amigos que nos estimam não pelo que temos, mas pelo que somos!

Henrique Silva
Belo Horizonte/MG

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA

No último domingo, 26, foi realizado o encontro de reestruturação da IAM (Infância e Adolescência Missionária) na casa de retiros da diocese de Bragança Paulista/SP. O encontro foi ministrado pela coordenadora estadual Nádia Maria da Silva Fusinato e participaram os futuros assessores da IAM que será implantada em toda a diocese; contamos ainda com a ilustre participação de nosso bispo Dom Sérgio Aparecido Colombo.
A IAM é uma Obra Pontifícia fundada em 19 de maio de 1843 por Dom Carlos Forbin-Janson, Bispo de Nancy, na França. Perante a cruel realidade e circunstâncias da época, comovido pelo sofrimento de milhares de crianças, o bispo desenvolveu o trabalho de convocar as crianças católicas para se organizarem a fim de prestar socorro às crianças que se encontravam nas mais tristes situações. E a missão continua...
Perante o panorama atual de sofrimento e perda de referência, mediante a injusta sociedade de cosumo, novamente somos chamados ao trabalho missionário na convicção de um mundo melhor e mais justo, acreditando que um dos caminhos possíveis tem como fundamento o próprio lema da IAM: “crianças ajudam e evangelizam crianças”.
Segundo o Documento de Aparecida, 
“a infância deve ser destinatária de uma ação prioritária da Igreja, da família e das instituições, tanto pelas possibilidades que oferecem como pela vulnerabilidade a que se encontra exposta. As crianças são dom e sinal de Deus no nosso mundo por sua capacidade de aceitar com simplicidade a mensagem evangélica” (DAp. N 441). 
Nádia no encontro nos auxiliou e indicou o caminho.
Lançar a semente, preparar o terreno, formar boas e competentes equipes, realizar um eficiente preparo e sair ao convite dos que sentem o chamado e possuem disponibilidade e características para essa missão. Pautados pelos pilares da oração, sacrifício e solidariedade, o principal objetivo é educar as crianças no crescimento da fé e torná-las autônomas para que, comprometidas com a realidade local e universal, motivadas pelo compromisso batismal, possam através de gestos concretos e de suas atitudes ajudar outras crianças.

Frei Francis Armando,OSA
Bragança Paulista/SP