sexta-feira, 30 de março de 2012

JUNINTER

Os religiosos estudantes de teologia, que moram em Diadema - SP, participaram nos dias 24 e 25 de março do JUNINTER - encontro dos religiosos de votos temporários (também chamados de junioristas) da região da Grande São Paulo. 


Essa primeira etapa foi um momento muito oportuno para conhecermos as outras congregações e ordens que participam da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil). O contato com a Vida Religiosa Consagrada é um momento propício para pensarmos no significado da consagração no mundo de hoje. 

O JUNINTER conta com várias oficinas que buscam trabalhar as várias faces e dimensões da Vida Religiosa na sociedade atual. Aconteceram oficinas sobre vida comunitária, mariologia, votos perpétuos e vida religiosa frente ao mundo moderno. 

Vale o empenho de cada religioso para que nossa vida seja consagração a Deus no serviço ao seu povo e à sua Igreja. Lembrando os 50 anos do Concílio vaticano II, queremos ser vida religiosa a serviço da humanidade.

Frei Welder Lancieri Marchini
Diadema/SP








SEMANA SANTA


Páscoa (do hebraico Pessach) significa passagem. É uma grande festa cristã para nós, é a maior e a mais importante festa. Reunimo-nos como povo de Deus para celebrarmos a Ressurreição de Jesus Cristo, Sua vitória sobre a morte e Sua passagem transformadora em nossa vida.

O Tempo Pascal compreende cinquenta dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande júbilo, como se fosse um só e único dia festivo, como um grande domingo. A Páscoa é o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebrá-la é celebrar a obra da redenção humana e da glorificação de Deus que Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a morte; e ressuscitando, renovou a nossa vida.

Foi com a intenção de celebrar a Páscoa de Cristo que, desde os primórdios do Cristianismo, os cristãos foram organizando esta bela festa. Mas a partir de muitas propagandas midiáticas e de muitos outros costumes da nossa sociedade, vemos, sem dúvidas, que essa bela intenção foi se perdendo. Para muitos a Páscoa virou sinônimo de um "feriadão" ao lado de muitos outros feriadões, com o único objetivo de quebrar a monotonia da vida; com intenções e modos que não expressam os reais valores e sentidos da grande festa que é a Páscoa.

Em muitas casas, a Páscoa é vivida de forma paganizada e estragada pelas bebidas e orgias desse mundo, sem um mínimo de senso religioso ou moral; ou como um mero folclore, um mero tempo para viajar, comer chocolates e descansar de suas fadigas. Assim, um tempo que nasceu para construir laços familiares e renovar a nossa sociedade com valores perenes, acaba não atingindo o seu objetivo.

As confraternizações, os alimentos específicos e muitos outros costumes são importantes e nos ajudam a celebrar a Páscoa, mas não podem nos desviar do seu principal e essencial sentido. Hoje, temos uma geração que não entende nada do verdadeiro sentido da Páscoa, mas devemos celebrá-la bem – nós que não nos fechamos às suas origens e sabemos que ela é mais do que um "feriadão"; é uma "grande semana" na qual vivenciamos os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida.

Todos nós cristãos devemos, hoje, nos comprometer em nos mantermos fiéis às nossas origens e celebrarmos o sentido original, belo e profundo da nossa maravilhosa festa, que é a celebração da Ressurreição do Senhor. Que nossas boas obras e nossas vozes, em cada canto das nossas cidades, possam levar a alegria do Ressuscitado; sobretudo aos pobres, doentes, distanciados e a todas as pessoas, pois são amadas pelo Pai.


Irradiemos ao nosso redor a esperança e a certeza da presença de Cristo Ressuscitado. Que se encha nosso olhar de luz, como os das mulheres que viram o sepulcro vazio e o Filho de Deus ressuscitado (Mt 28). Que possamos também nós, numa só fé, exclamar como elas:
“O Senhor Ressuscitou, aleluia!”.


Pe Geraldinho - Com. Canção Nova
blog.cancaonova.com/padregeraldinho

II SIMPÓSIO AGOSTINIANO

A você que deseja aprofundar mais seu conhecimento sobre Santo Agostinho, fazemos o convite para participar do II SIMPÓSIO AUGUSTINUS INTER NOS, que se realizará no Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte. 
Para maiores informações acesse o site www.ista.edu.br  


segunda-feira, 26 de março de 2012

NOVO VÍDEO DA PROMOÇÃO VOCACIONAL


Assista no player abaixo o novo vídeo da 
Promoção Vocacional Agostiniana 2012


domingo, 25 de março de 2012

CELEBRAÇÃO PENINTENCIAL COM OS VIZINHOS

“Derramarei sobre vós uma água pura, sereis purificados de todas as faltas.
Eu vos darei um coração novo, diz o Senhor”

Ao vivenciar o tempo quaresmal a Igreja nos diz da importância de uma autoavaliação como parte do processo de crescimento espiritual para bem celebrarmos a Páscoa do Senhor.  Imbuídos da mística da purificação e reconciliação com Deus, frades e formandos da Fraternidade Agostiniana de Belo Horizonte, realizaram uma celebração penitencial contando com a participação dos moradores próximos à Fraternidade.
A celebração, presidida pelo Fr. Paulo Gabriel, OSA, realizou-se na última quarta-feira dia 21 de março, na Fraternidade Agostiniana.
Em consonância com a proposta de autorreflexão, o pensamento agostiniano “Na procura de Deus é Ele quem se adianta e vem ao nosso encontro” foi o fio condutor do momento orante. A volta ao nosso interior nos integra, nos harmoniza, pois conhecendo-nos, somos seres capazes de amar e de doar-se ao mundo na construção do reino de justiça, paz e liberdade, e nos permite encontrar a Deus que vem ao nosso encontro, assim como veio ao da samaritana (Jo 4, 5-15) e lhe proporcionou mudança de vida.
Somos interpelados a voltarmo-nos para o mais íntimo do nosso ser e encontrarmo-nos com Deus. Reconciliar-se com Ele, consigo mesmo e com os irmãos, é o propósito para vivermos com autenticidade o Evangelho, sobretudo neste tempo de penitência e recolhimento.
A celebração foi concluída com a benção do prior da Fraternidade, Fr. Alberto Carlos, OSA. Logo após, uma confraternização propiciou momento oportuno para intensificar os laços de amizade e fraternidade.

Alisson Paulo Gomes e Renato Freitas
Belo Horizonte/MG