quinta-feira, 5 de julho de 2012

O CAMINHO ESPIRITUAL DA REGRA DE SANTO AGOSTINHO

Nós do Noviciado Agostiniano, durante essa semana estamos estudando e meditando a nossa espiritualidade agostiniana com Frei Gioberty Calle, OSA, do Vicariato do Peru. O Curso Intensivo tem como tema central: O caminho espiritual da Regra de Santo Agostinho. A proposta apresentada sugere uma união íntima e de amizade com Deus. A mesma nos leva a um caminho de redescobrimento do humano: “quanto mais humano sou, mais divino me torno”. Assim, processa-se um mecanismo de interioridade que nos leva a uma busca contínua do transcendente. A possibilidade de erro consiste no desenvolvimento de um espírito intimista. Somos levados à superioridade em relação ao outro por pensarmos que possuímos Deus (ficamos fechados em nós mesmos). Por isso é necessário repensar a experiência dos apóstolos: a intimidade com Deus deve nos levar à missão, ao outro. Somos chamados pelo Vaticano II a sermos “luz para os povos”; união com Deus e seguimento de Jesus (discípulos e missionários).
Frei Francis Armando, OSA
Bragança Paulista/SP









quarta-feira, 4 de julho de 2012

POESIA



QUE EU COMPREENDA SENHOR

Que eu compreenda este caminho percorrido 
e todos os obstáculos que encontrei.
Que eu compreenda a missão realizada 
e todos os desafios ligados a ela.
Que eu compreenda que sou de Ti 
e que a minha vida é consagração.
Que eu compreenda meus erros e defeitos 
e a minha capacidade para corrigi-los.
Que eu compreenda minha vocação 
como um tesouro que vem de Ti.
Enfim, que eu compreenda que ainda há muito chão pela frente, 
que muitas dificuldades hão de surgir, 
mas peço que eu compreenda o mais importante: 
Tu estás comigo em todos os momentos!


Frei Danilo Gomes de Almeida, OSA 
Bragança Paulista-SP

terça-feira, 3 de julho de 2012

CONGRESSO INTERNACIONAL DE PASTORAL VOCACIONAL AGOSTINIANA

Com a saudação do Prior Geral da Ordem, Fr. Robert Francis Prevost, iniciou-se o Congresso internacional para Promotores Vocacionais, que reuniu agostinianos de todo o mundo, que trabalham na animação vocacional, no Instituto Patrístico Augustinianum (Roma) e também reuniu alguns superiores maiores da Ordem.

O Prior Geral recordou as palavras do Santo Padre aos bispos americanos: “A necessidade urgente em nosso tempo de testemunhos credíveis e atraentes para o poder redentor e transformador do Evangelho torna-se essencial, para recapturar um sentido de beleza sublime e de dignidade na vida consagrada, rezar pelas vocações religiosas e promovê-los ativamente, enquanto reforçam-se os canais existentes de comunicação e cooperação, especialmente por meio do trabalho do vigário ou delegado para os religiosos em cada diocese.” (18 de maio de 2012). E assim iniciou os trabalhos que se estenderão até a sexta-feira, 06 de julho.

Neste Congresso, o objetivo é fazer com que os agostinianos dos cinco continentes comprometidos com a pastoral vocacional, possam compartilhar as experiências pastorais, comparar seus métodos, e formular algumas propostas para a Comissão Internacional para a promoção vocacional, e a partir dela para o Conselho Geral, para chegar depois ao Capítulo Geral de 2013.

Padre Michael Di Gregorio, Vicário geral da Ordem, e presidente desta Comissão sinalizou alguns pontos para a discussão: promover uma cultura vocacional significa trabalhar com a consciência de que a chamada de Deus a cada pessoa pode chegar a qualquer momento, e através de qualquer circunstância. A chamada vocacional se torna mais evidente por meio do discernimento e do acompanhamento feito por nossos irmãos, que devem favorecer a criação de uma atmosfera na qual os jovens são ajudados a escutar a chamada do Senhor, que se percebe no silêncio do coração, na Palavra proclamada, nos acontecimentos da vida e na relação com os demais.

Neste contexto, todos os agostinianos deveriam falar com entusiasmo da chamada de Deus, não só aos jovens, mas também aos casados, às famílias, sobre as alegrias da vida religiosa, e da grande satisfação que surge por haver assumido o compromisso de uma vida enriquecedora e significativa, uma vida de partilha e serviço.

Sublinhou-se como a atividade de promoção vocacional poderia não ser eficaz em longo prazo, se não segue acompanhada de uma contínua renovação da vida agostiniana nas comunidades. Neste sentido a promoção vocacional não deve estar separada da formação permanente dos irmãos. Fonte: www.augustinians.net/

Cúria Geral da Ordem de Santo Agostinho, Roma, 03 de julho de 2012.

Tradução: Fr. Luis Hernandes, OSA














segunda-feira, 2 de julho de 2012

HOMENAGEM NO RIO DE JANEIRO

Na tarde do dia 29 de junho, os religiosos agostinianos, leigos das comunidades de Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Consolação e da Obra Social Santo Tomás de Vilanova, estiveram presentes na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, acompanhando Frei Luciano Núñes García para receber o titulo de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro. O projeto foi de autoria do vereador Reimont e contou com o apoio de todos os outros vereadores. As pessoas ao chegarem no plenário diziam que todos os movimentos que atendem os necessitados também estavam em festa, reconhecendo na pessoa do Frei Luciano tantos trabalhos realizados a favor de uma vida mais inclusiva e digna na cidade. Frei Luciano por sua historia é digno de receber esse titulo! Homem grande, forte na estatura, fé e missão...Verdadeiramente homem extraordinário, apaixonado por Jesus e pela causa que o mesmo Jesus Cristo sempre privilegiou: aquela dos mais pobres e necessitados.

Frei Emerson Carlos
Rio de Janeiro/RJ