quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MISSÃO VOCACIONAL AGOSTINIANA - CHÃ DE ALEGRIA/PE


Fé, devoção, tradição e trabalho na "I Missão Vocacional Agostiniana 2012"


Neste período de férias do mês de julho, de 24 a 28, a cidade de Chã de Alegria-PE, em meio às festividades do aniversário de 75 anos de criação canônica da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, nos recebeu, formandos agostinianos do Vicariato Nossa Senhora da Consolação do Brasil, para uma experiência de missão. Na ocasião, preenchidos do espírito missionário e do carisma de nosso Pai Santo Agostinho, erguemos o estandarte da " I Missão Vocacional Agostiniana no Nordeste" neste ano de 2012.

Dentre os chamados: Frei Felipe da Cruz, OSA (Teologado - Diadema), Alisson Paulo, Gilberto Feitosa, Renato Freitas, Joel Cícero (Pré- Noviciado - Belo Horizonte), Hélyo Araújo e Luan Souza, (Aspirantado - Belo Horizonte), seguindo o mandamento de Jesus "Ide e fazei discípulos de todas as nações" (Mt 28,19), os mesmos abdicaram de parte das férias para viver a experiência da missão. E justamente a nação nordestina, de onde todos nascemos, foi o lugar escolhido para espalhar a Boa Nova do Evangelho. Sentimos que estar junto ao povo preenche e revigora nossa caminhada. Estávamos entre os nossos talvez como "pregadores", mas na verdade éramos povo com eles, assim como rezam as palavras de nosso venerável Pai Agostinho "...para vós sou Bispo, convosco sou Cristão" (Séc V - Sermão 340,1: PL 38,1483-1484) .

Ao contrário do dito "santo de casa não faz milagres", reconhecemos que o anúncio deve ter concretude principalmente no seio onde fomos gerados, e depois desta missão podemos afirmar sem medo: "Vocação é como planta, pode ser enxertada em muitos lugares e produzir fruto, mas em nenhum ela frutificará tanto como na terra primeira em que foi plantada." Depois disto esperamos que a chama da missão que inflama no coração inquieto não se apague, mas possa inquietar tantos outros corações em tantos e diferentes lugares. Hoje pode-se dizer que o Nordeste e, principalmente, a cidade de Chã de Alegria possui sinais de uma presença agostiniana, quem sabe, mais concreta no futuro. Quem por lá estiver verá o povo, em suas ladainhas, invocando a proteção do Santo de Hipona: Santo Agostinho, rogai por nós de Chã de Alegria!
Alisson Paulo Gomes
Belo Horizonte