quarta-feira, 22 de agosto de 2012

MISSÃO VOCACIONAL AGOSTINIANA 2012


Neste ano de dois mil e doze, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Chã de Alegria – PE, completou setenta e cinco anos, porém, quem recebeu um dos maiores presentes da festa, sem dúvida, fomos nós, formandos agostinianos do Vicariato Nossa Senhora da Consolação do Brasil, que na mesma ocasião realizamos, junto ao povo daquele lugar, nossa primeira missão vocacional agostiniana nordestina da história do nosso vicariato.

Éramos sete jovens que, iluminados pelo carisma agostiniano, contagiávamos outros corações, seja na cidade ou na zona rural, levando uma palavra de conforto àqueles que pensavam estarem sós.

Tudo começou quando chegamos à cidade no dia vinte e quatro de julho (terça-feira) onde, já em clima de festa, fomos apresentados ao povo que ali já estava à nossa espera. Naquele dia fomos abençoados coma a mesma água que levaríamos às casas nos dias seguintes. Depois de um bom tempo fora de casa, voltávamos à nossa terra natal, o Nordeste.

Na quarta-feira, logo após o café da manhã, saímos em missão. Do grupo de sete, parte ficou na cidade enquanto que os outros (Gilberto, Joel e Renato) – e um jovem de nome Bartolomeu – saíram em missão. Partimos para Alvorada, área rural pertencente ao município.

Chegando, fomos recebidos como se já fossemos filhos do povo daquela região específica. Lá, a nossa espera, estava Dona Tereza, zeladora da capela local, igreja esta dedicada à Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Logo depois chegaram mais duas pessoas a fim de nos acompanharem nas visitas no decorrer daquele dia.

Chegando às casas das pessoas, comumente éramos recebidos pelas senhoras donas de casa (porque a outra parte da família estava trabalhando na roça e/ou as crianças nas escolas). Em tais visitas, a agradável acolhida das pessoas nos surpreendia – em algumas casas – com um delicioso cafezinho preparado com muito apreço pelas senhoras. Aquela atitude refletia um brilho no olhar e um sorriso no rosto em cada uma delas, as quais buscavam fazer de tudo para nos agradar e segurar a gente o máximo possível dentro de suas casas. Porém, não podíamos demorar tanto, pois o dia era curto para tantas casas a serem visitadas.

Em muitas vezes saímos das casas com um grande testemunho de fé que ali, na história partilhada de cada família, éramos alimentados em nossa fé bem como em nossa caminhada vocacional. Valeu termos enfrentado, em algumas situações, rio para atravessar e muita estrada para caminhar.

Agradeço muito a Deus, à Paróquia de Chã de Alegria, ao Vicariato Agostiniano Nossa Senhora da Consolação do Brasil e de modo muito especial ao Frei Felipe da Cruz, que nos motivou a abraçar esta oportunidade ímpar de semear, em solo nordestino, as sementes de nosso carisma agostiniano.

Fizemos história, alegramos alguns corações, levamos ao povo a palavra, mas ao mesmo tempo renovamos nossas vocações.

Joel Cícero da Silva
Belo Horizonte/MG

terça-feira, 21 de agosto de 2012

JUVENTUDE E VOCAÇÃO À VIDA RELIGIOSA


Sábado, 18 de agosto, os freis Luis Hernandes e Rodrigo Antônio ministraram uma palestra sobre a Vocação à Vida Religiosa. Foram convidados pelo grupo de jovens "Jovens Ágape", pertencente à comunidade Santa Rita da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na cidade de Bragança Paulista.

Os freis trabalharam o tema a partir da dimensão dos 3 conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência, por meio da vocação dos profetas e apóstolos segundo a Bíblia e a vocação dos primeiros cristãos que eram "uma só alma e um só coração"; por fim fizeram um resgate histórico breve sobre o desenvolvimento da vida religiosa: os místicos do deserto, os primeiros mosteiros, a vida pastoral ativa, referindo-se principalmente ao monacato agostiniano. 

Os principais instrumentos norteadores deste trabalho foram a Bíblia e o Youcat (Catecismo dos Jovens), atendendo ao convite do Santo Padre Bento XVI: estudar o catecismo e aprofundar a fé. 

Vamos espalhar essa ideia por nossas comunidades!!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CARTA AOS CONSAGRADOS



MENSAGEM AOS CONSAGRADOS E ÀS CONSAGRADAS DO BRASIL

Amados, amadas de Deus, Irmãos e Irmãs de Vida Consagrada,
Tenho Sede!

Nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil 2011 – 2015 encontramos o seguinte texto: “para uma Igreja comunidade de comunidades, é imprescindível o empenho por uma efetiva participação de todos nos destinos da comunidade, pela diversidade de carismas, serviços e ministérios. Para isso, faz-se necessário promover: (…) o carisma da vida consagrada, em suas dimensões apostólica e contemplativa, presente em fronteiras missionárias; inserida junto aos pobres; atuante no mundo da educação, da saúde, da ação social; orante em mosteiros e carmelos, comprometida a evangelizar por sua vida e missão” (DGAE 104,b).
Quando aprovamos este texto, lembramo-nos muito de vocês. E hoje, nós que fazemos a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada – PV-SAV, OSIB, CNP, CND, CRB, CNIS e SBE -, queremos unir-nos a vocês na comemoração do dia do consagrado e da consagrada, marcado na grade do mês vocacional, no dia 19 de agosto.
É nossa missão apoiar, promover, valorizar, cultivar, cuidar e animar os carismas e mistérios na Igreja, sobretudo os das pessoas de vida consagrada. A vida consagrada é comunhão, vista à luz da Santíssima Trindade. Comunhão em Deus é abertura e pericorese: o Pai está todo para o Filho; o Pai e o Filho estão todo para o Espírito Santo; e o Espírito, Senhor que dá a vida, procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. Esta abertura de uma pessoa divina a outra é o espelho da comunhão de vocês na vida consagrada. A confraternidade na vida consagrada é o espaço humano, habitado pela Santíssima Trindade. A vida consagrada é, portanto, um dos rastos concretos que a Trindade deixa na história para que os seres humanos possam sentir o encanto e a saudade da beleza divina.
Vocês, amados, amadas de Deus, fazem parte da melhor e da mais perfeita forma de rede de comunidades; e também pelos carismas, apostólicos e contemplativos, vocês vivem a plenitude e a absoluta pertença a Deus, na ação e na oração. Portanto, caros e caras, permitam-nos escolher entre tantos, com o perigo que comporta qualquer escolha, os dez sinais que, a nosso parecer, melhor se adaptam ao estilo de vida que vocês levam e que mais chamam a nossa atenção, nesta homenagem que fazemos a vocês:
01. Ficamos felizes por vocês nos ensinarem a viver a leveza das nossas pesadas e letárgicas instituições eclesiais. Ensinem-nos a aliviar os pesados fardos das nossas Igrejas.
02. Agradecemos a vocês apostarem no valor da profecia e na força do profetismo, hoje bastante escasseados, até a entrega da vida no martírio. Que o testemunho de vocês ajude a nossa Igreja a redescobrir o amor, a solidariedade, o serviço, a partilha e o dom da vida.
03. Somos gratos a vocês por viverem o dom da virgindade consagrada, através de corações indivisos, em meio a uma sociedade erotizada. Que vocês consigam quebrar as barreiras do erotismo, do egoísmo e do individualismo, tão presentes na sociedade atual, assumindo um novo e diferenciado modo de vida, pela prática da castidade para servir, mais de perto, ao Cristo Senhor, e testemunhar que somos cidadãos e cidadãs do infinito.
04. Bendizemos a Deus por nos revelar em vocês o rosto materno de Deus e da Igreja, no cuidado dos mais pequeninos, dos restos, dos sobrantes e dos últimos. Que todos vocês, consagrados e consagradas de vida apostólica, monástica ou contemplativa, e membros dos Institutos Seculares, assumem o compromisso de dedicar a vida ao serviço do Reino de Deus, servindo aos irmãos na prática da misericórdia e da solidariedade, na luta pela justiça e na vivência do amor fraterno.
05. Louvamos pelos votos públicos de pobreza, obediência e castidade, e pela visibilidade da vivência radical destes conselhos evangélicos. Que a vida e as suas ações pastorais façam transparecer, com um sorriso no canto da boca, o rosto materno de Deus, especialmente para com os pobres, excluídos e marginalizados da sociedade.
06. Agradecemos a vocês a mística de paixão pelo Reino, em tempos complexos. Vivemos num mundo agitado e superficial. E que, neste contexto, vocês, consagrados e consagradas, cultivem a oração interior através da leitura orante da Palavra de Deus.
07. Somos profundamente gratos a vocês pela compaixão para com os pobres e pelo alegre testemunho de que somente Deus basta para dar sentido à vida e preenchê-la de alegria e de significado. É esta paixão pelo Reino que permite a vocês ouvirem a voz de Deus, deixando-O falar em todos os recantos da existência.
08. Obrigado por vocês apostarem no discipulado missionário, indo além do mundo que nos rodeia, para além das fronteiras da fé. A missionariedade está escrita no coração mesmo de toda a forma de vida consagrada. Vocês de vida consagrada são missionárias por excelência. E, por isto, devem ajudar-nos a crescer na consciência e na cooperação missionárias. E que este estilo de vida deixe transparecer a presença e a pertença ao Deus vivo, mesmo que, muitas vezes, de formas silenciosas.
09. Louvamos e agradecemos os projetos comuns, parcerias, partilhas e socialização dos dons e dos bens, em vista da missão e da evangelização. Que vocês ajudem a Igreja a manter aceso o fogo e o ardor missionários. E que vocês cultivem, cada vez mais, o amor a Jesus, apaixonados por Ele, fortalecidos pelos sagrados alimentos da eucaristia e do Evangelho da vida.
10. Enfim, profundamente agradecidos por vocês serem o que são, independentemente do que vocês fazem. Agradecemos igualmente a vocês o dom da vida doada e consagrada, com os olhos fixos em Jesus Cristo. Que vocês nos ajudem a crer que nossa pátria é o céu e que, portanto, ninguém viva, aqui na terra, como se aqui tivesse morada permanente.
Que o Divino Espírito Santo, doador dos dons e carismas e mantenedor dos serviços e ministérios, continue soprando novos e fortes ventos para despertar e suscitar novas, boas e santas vocações à vida consagrada, para o bem da Igreja e da humanidade.
Deus abençoe a vocês todos e todas, derramando chuvas de vida e de graça e fecundando os jardins de suas existências.

“Amo a todos vocês no Cristo Jesus” (1Cor 16,24).
Com minha bênção,

Dom Pedro Brito Guimarães,
Arcebispo de Palmas e Presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada