quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SANTO AGOSTINHO E A IGREJA: sob as luzes do Vaticano II

Junto à Comunidade Santo Agostinho, na Paróquia Cristo Redentor em Belo Horizonte, celebramos, do dia 25 a 28 de agosto, a Festa de Santo Agostinho 2012. No ensejo das comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II, as lideranças pastorais da comunidade dedicaram-se ao longo do tríduo, que preparou a festa, refletir e rezar a eclesiologia do Vaticano II. E que experiência bonita e profunda! A cada dia do tríduo nos iluminava trechos da Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja: A Igreja, sacramento no Cristo... A Igreja, povo de Deus em missão... A Igreja, vocacionada à santidade...

As celebrações, preparadas com carinho e esmero pelos movimentos e pastorais da comunidade, sem dúvida marcaram a festa, possibilitando-nos um itinerário orante e, concomitantemente, comprometido com a vivência eclesial em tempos de pós-modernidade. Ao redor da Mesa da Palavra e da Eucaristia pudemos reassumir nosso compromisso de batizados e renovar nossa vocação à vida eclesial e ao serviço no Reino de Deus.

A Solenidade de Santo Agostinho, no 28 de agosto, foi marcada pela alegria da comunidade, que unida na diversidade, olha para o Bispo de Hipona e reconhece nele um amante da Igreja. De fato, Agostinho soube amar a Igreja de seu tempo e contribuir para que ela se tornasse sempre mais seguidora do Cristo e servidora da humanidade.

Assim, longe de uma memória descomprometida, a celebração da Festa de Santo Agostinho 2012 bradou em nossos corações e em nossas consciências a grande questão: “Como ser Igreja hoje?”. Desde a espiritualidade agostiniana e sob às luzes do Vaticano II, tentamos responder. Ainda não atingimos tal meta. Destarte, na esperança de chegar, caminhamos “entre as perseguições do mundo e os consolos de Deus”, como diz Agostinho.


Oração da Festa de Santo Agostinho 2012
Pai Amoroso, por Jesus Cristo e no Espírito Santo, nos reunis como Igreja, povo de Deus, para que se dilate no mundo Vosso reino de amor. Ao fazermos memória de Santo Agostinho, filho, servo, teólogo e pastor da Igreja, queremos renovar nossa vocação à vida eclesial. Sustentai a fidelidade dos ministros ordenados, da vida religiosa e dos leigos. Aumentai em nós a disponibilidade e o compromisso para com o ministério pastoral em nossas comunidades. Que a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II também nos ilumine nesse peregrinar, fazendo-nos assumir, a cada dia, como nossas, as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do mundo. Santo Agostinho, inspire-nos neste caminho, a fim de que sejamos uma Igreja seguidora do Evangelho e servidora da humanidade. Amém!

1º Dia do tríduo

2º Dia do tríduo

2º Dia do tríduo

3º Dia do tríduo

3º Dia do tríduo

Entronização da Imagem no 1º Dia do tríduo

Fantoches no  2º Dia do tríduo

Missa da Solenidade

Missa da Solenidade

Procissão pelas ruas do bairro

Procissão pelas ruas do bairro

CELEBRAÇÃO DE NOSSO PAI EM DIADEMA/SP



 


O mês de Agosto teve um sabor todo especial para nós agostinianos da Fraternidade Santo Dias, pois celebramos nosso Pai Santo Agostinho com a participação de todas as comunidades da Paróquia São Pedro - Diadema. O vivenciado levou-nos a refletir sobre os alicerces da vida agostiniana: a interioridade, a comunidade e o serviço à Igreja.

A interioridade é o caminho pelo qual conhecemos a nós mesmos e a Deus, visto já termos escutado de Santo Agostinho: “Queres conhecer a Deus? Entra em ti mesmo e aí o encontrarás”; é desta maneira que buscamos nos configurar a Cristo por meio de nossa vocação. Mas este caminho não é feito de maneira solitária, ao contrário, a comunidade tem papel importante neste itinerário. Na sua obra Solilóquios, Agostinho, quando interrogado por qual motivo viver em comunidade, responde: “Para em comum estudar nossas almas e Deus. Assim, aquele que primeiro chegar a alguma conclusão facilmente a comunica aos outros”; portanto, a experiência de Deus é uma experiência partilhada entre os irmãos. O fruto colhido por esta dupla experiência deve ser lançado no serviço ao povo de Deus.

Justamente pelo fato de nossa vida agostiniana transpor os muros do nosso convento, quisemos celebrar e festejar essa data com o povo de Deus. Assim, a imagem de Santo Agostinho percorreu cada comunidade, sendo muito bem recebida e festejada por todos. Por essa acolhida e alegria expressamos a nossa gratidão.

As festividades encerraram-se com a celebração da Solenidade de Santo Agostinho no dia 28 de Agosto, que contou com uma bela procissão e alegre Celebração Eucarística na comunidade Nossa Senhora de Fátima que contou com a presença dos irmãos da Comunidade do Noviciado de Bragança Paulista/SP.

Que Santo Agostinho interceda por nós para que essas sementes de interioridade, comunidade e serviço ao povo de Deus se multipliquem e deem sempre mais frutos, pois assim, construímos o Reino de Deus.

Para saber mais sobre a Ordem de Santo Agostinho, acesse nosso site: agostinianos.org.br

Frei Samuel Marques, OSA

Diadema/SP



















FESTEJOS DE SANTO AGOSTINHO NO NOVICIADO

A comunidade do noviciado celebrou Santo Agostinho e Santa Mônica junto à comunidade paroquial. Durante o tríduo preparatório os noviços fizeram um resgate histórico da figura de S. Agostinho e S. Mônica. Na Santa Missa do dia 27 de agosto presidida pelo nosso pároco Fr. José Pires, esteve presente o Fr. Ivo da comunidade Santo Dias que partilhou com os fiéis sobre o terceiro pilar do carisma agostiniano: o serviço à Igreja.

Na manhã do dia 28 rezamos as Laudes solenes, antecedida por uma pequena alvorada de fogos e músicas agostinianas. Ao longo do dia estivemos com a comunidade Santo Dias, para viver esta solenidade de uma forma mais comunitária.










quarta-feira, 29 de agosto de 2012

RETIRO AGOSTINIANO

No dia 26 de Agosto, na Escola Santo Agostinho realizou-se o RETIRO AGOSTINIANO com a presença de várias lideranças de pastorais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Organizado pelos Noviços com o tema: "O amor de Cristo nos impele" ((2 Cor 5, 14) o retiro abordou a temática da Carta Apostólica sob forma de Motu Próprio: "PORTA FIDEI" que o Papa Bento XVI escreveu por ocasião da abertura do Ano da Fé. A Missa de abertura foi presidida pelo Frei Márcio Vidal, seguiu-se a apresentação da temática SERVIÇO À IGREJA feita pelo Frei Diego Fernando abordando pontos gerais da Carta Apostólica e em seguida oficinas vivenciais sobre o Carisma Agostiniano: AMIZADE, INTERIORIDADE E VIDA EM COMUNIDADE. Momentos de partilha da caminhada, testemunho e fortalecimento da fé. Agradecemos a todos que estavam presentes e a Deus por nos inspirar sua graça e seu amor.













ROMARIA NACIONAL DA PASTORAL DO SURDO

Dia 25 de agosto aconteceu a Romaria Nacional da Pastoral do Surdo à Aparecida.
Em um clima de alegria e celebração, louvando a Mãe de Deus, surdos do Brasil inteiro, padres, religiosos, seminaristas e agentes de pastoral lotaram o Auditório do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A Santa Missa foi presidida por um padre surdo.

O frei José Pires Aguiar, pároco de Bragança Paulista, o frei Luis Hernandes, que assessora a Pastoral do Surdo da mesma cidade, outros irmãos noviços e membros das pastorais das paróquias Nossa Senhora Aparecida (Bragança Pta) e Cristo Redentor (Belo Horizonte) marcaram um viva presença agostiniana.