sábado, 16 de agosto de 2014

POSTULANTADO NA PEREGRINAÇÃO DA JUVENTUDE



Em comunhão com a Arquidiocese de Belo Horizonte, a comunidade de formandos do Postulantado da Fraternidade Agostiniana participou, no último dia 15, da Celebração da Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem e, da 19º Peregrinação da Juventude que teve como tema: A fé de Maria como caminho que nos leva a Cristo.

A peregrinação contou com aproximadamente sete mil jovens que renovaram sua em Cristo trazendo como exemplo o “Sim” de Maria. É um evento tradicional da Arquidiocese que reúne as quatro regiões episcopais congregadas no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade em Caeté/MG. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada por Dom João Justino de Medeiros Silva, bispo auxiliar, e por demais padres da Arquidiocese.

Celebrando o mês vocacional, rogamos a Maria, Mãe das vocações, que inspire sempre mais jovens ao seguimento de Jesus Cristo.





sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ASPIRANTADO AGOSTINIANO PARTICIPA DE OFICINA



Nos dias 01, 02 e 03 de agosto, os aspirantes da Fraternidade Santa Mônica e seus formadores, os freis Luiz Antônio, Alexandre Escame e Anderson Domingues, participaram de uma oficina de terapia sistêmica, tendo como responsável por esta o frei Dionísio do Carmo Silva, OSA.

Através de uma excelente exposição do que seria a atividade, os formandos participaram de momentos extremamente ricos e profundos nessa oficina. Todos esses fatores foram salientados pelo dinamismo e pela alegria do frei Dionísio. Foram partilhados momentos como: o chamado vocacional, infância e família, e o resultado disso foi perceber que muitas histórias se tocam e se assemelham, aumentando, dessa forma, a intimidade da vida comunitária.

O encontro foi encerrado com um delicioso almoço repleto do espírito agostiniano: alegria, amizade e em comunidade. Será feita uma outra etapa complementar da oficina com data ainda a confirmar.

Evaldo Bueno
Belo Horizonte/MG

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

RETIRO DO PROFESSÓRIO AGOSTINIANO



No último fim de semana (dias 08, 09 e 10 de agosto), nós, da Fraternidade Santo Dias, de Diadema/SP, estivemos em retiro no Mosteiro da Transfiguração dos Monges Beneditinos Camaldolenses, em Mogi das Cruzes/SP, assessorados pelo Pe. Tony Sheridan, espiritano.

Tal como a subida ao Tabor, iluminados pela intimidade de Jesus com seus discípulos, vivenciamos a transformação dos nossos medos, anseios e dúvidas. Reluzidos pelo amor e fortificados pela oração, movidos pelo espírito missionário, descemos o monte para retomar a “rotina nossa de cada dia” na certeza de que “Deus está descoberto no agora de nossa existência” (K. Rahner).

Que esse mesmo Deus incondicionalmente amor conduza nossos esperançosos passos num caminhar frutífero e evangelizador!


Frei Francis Armando
Diadema/SP










terça-feira, 12 de agosto de 2014

O CAMINHO DA HUMILDADE

Detalhe de "Santo Agostinho" - Felipe de Champaigne.  Los Ángeles County Museum of Art.

Em Tagaste, África, por volta de 354 – 430, existiu um homem culto, inteligente, de boa locução e inquieto, que sempre buscou dar sentido a sua vida. Agostinho, em meio à sua desenfreada busca ao encontro da verdade, dedicou-se a textos filosóficos, dentre eles, os referentes ao pensamento neoplatônico. Nos mesmos, percebeu que a verdade primeira que rege todas as coisas e que dá sentido a tudo advinha do uso da razão.

Em suas leituras, Agostinho notava grande sapiência nos antigos pensadores, e percebeu que a razão era o verdadeiro caminho que se deveria fazer para encontrar tal verdade que tanto lhe almejava possuir. Em um de seus escritos, Agostinho, aconselhado por Siciliano, nos assinala que a razão é fruto de Deus atribuído ao homem por sua gratuidade e bondade eterna. Tal reflexão leva a pensar sobre a maneira como os pensadores antigos e ele próprio, Agostinho, se portava em meio à soberba engendrada pela sabedoria, em contraponto à humildade Jesus, Deus encarnado, que por amor decidira viver uma vida humana. “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo. 1,14a). De tal modo, Agostinho observa que não é possível trilhar pela verdade e chegar à Luz sem a humildade de perscrutar ouvir os desígnios do Senhor em nossas vidas.

"Santa Monica e Santo Agostinho" - Gioacchino Assereto
Mesmo sendo considerado um grande sábio, Agostinho, tendo plena certeza de onde deveria chegar, sentia-se em meio a caminhos tortuosos e sem proteção alguma. Mediante a leitura das cartas paulinas, Agostinho sentiu-se penetrado de maneira admirável por uma força que o fazia buscar dentro de si a Luz inefável que nunca se ofusca. Encontro que só foi possível através do entendimento e prática da humildade cristã. Agora não mais tagarelava frases eloquentes, mas falava aquilo que sentia o coração.

Agostinho não foi o único a viver essa experiência. Na Bíblia encontramos uma personagem que possuía características semelhantes às de Agostinho: uma mulher que em sua casa hospedava peregrinos. Muito zelosa com os serviços da casa, Marta estava sempre preocupada em bem servir a seus hóspedes. A mesma era consciente de suas próprias qualidades e tinha orgulho delas. Certa vez, ao servir não mais a um hóspede, como tantos outros que lá passaram, mas a Jesus, o Cristo, Marta ouviu que há muito se preocupava com coisas pequenas. No entanto, aquilo a que ela menos dava importância era o que realmente era essencial.Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça e tudo mais vos será acrescentado (Mt. 6,33).

"Santo Agostinho" - Frei Miguel Lucas, OSA

Marta estava preenchida do orgulho de suas qualidades, porém havia se esquecido de que na vida fazemos um caminho em direção à Verdade das verdades. Nada que é humano e sensível está totalmente pronto; assim, o orgulho de nossos dons nos faz criar raízes em terra seca, em contraponto ao que mais queremos, que é nos deleitar no manancial de Água Viva.

Muitas vezes nos apegamos a coisas vãs e tolas e nos esquecemos de que o Nosso Deus é a fonte primeira de tudo o que existe. Os elogios que costumamos receber nos aprisionam na medida que passamos a valorar demasiadamente o que, por ventura, é excesso. “Só Deus basta” (Stª Tereza D’Ávila). Esquecemo-nos de que o caminho ao qual fomos chamados e nos predispomos a seguir tem como ponto de chegada o “tudo que nos falta”, a Verdade última. Por fim, como Agostinho e Marta, necessitamos escutar a voz interior que nos mostra o que é verdadeiramente importante. Somente através da humildade e do reconhecimento do que verdadeiramente somos e possuímos, sejam nossas misérias interiores, sejam os dons gratuitos ofertados por Deus, é que podemos nos desprender das belezas fúteis e trilhar caminho ao Eterno, lançando-nos enfim à luz que não se apaga, como disse o próprio Agostinho.

Agnaldo Júnior
Belo Horizonte/MG

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

COMUNIDADE EM DIREÇÃO À COMUNIDADE



A nascente Comunidade São José, da Paróquia Cristo Redentor, em Belo Horizonte/MG, é formada por um povo simples, esperançoso, celebrativo, aberto à vontade de Deus e com muitas pessoas de uma mesma família. Em Sete Lagoas existe também uma comunidade nestes moldes e também com familiares desses. Por essa aproximação, a Comunidade São José e Frei Anderson foram convidados a participar dos festejos do padroeiro em Sete Lagoas e trocarem experiências tão divergentes e tão parecidas.

Este momento foi de muita graça de Deus, justamente porque estar em comunidade, ser Igreja onde passarmos é muito enriquecedor. Trocamos experiências, confraternizamos um delicioso almoço, conhecemos novas pessoas e rezamos a Deus por ambas as comunidades.

Lançar as redes sempre! Viver a graça de sentir o cheiro das ovelhas é viver a partilha e celebrar na simplicidade o Ressuscitado. Louvado seja Deus por tão grande graça!

Frei Anderson Domingues
Belo Horizonte/MG

SALMO 81 - UMA RELEITURA



Deus vê, ouve e desce



A lua cheia anuncia uma nova vida

Uma vida nova cheia de esperança

A onde todos esperavam a partida

Deus ouve seus clamores de mudança


Ao ouvir o seu povo clamando

Deus o liberta de todo sofrimento

Agora, são só os instrumentos soando

Anunciando uma história de livramento


Não bastou o Senhor ouvir

Seu povo também deve se inclinar

A palavra de Deus vem lhes atingir

Que ouça o povo o que Deus vai falar


Constantemente Deus ouve

Inesperadamente Deus vê

Esperançosamente Deus Desce

Para seu povo renascer


Ó Deus bendito que nos liberta

Deus da graça, de bondade e amor

Venha a nós na hora incerta

Ouça, veja e desça nosso libertador

Frei Anderson Domingues
Belo Horizonte/MG