quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ASPIRANTADO: SEMANA RECHEADA

A segunda semana de agosto foi “recheada” de eventos para o Aspirantado Agostiniano.



No dia 10, frei Alexandre Escame, formador do aspirantado, unido aos padres sacramentinos, presidiu a celebração eucarística no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua em uma das noites da novena de Nossa Senhora da Boa Viagem. Os aspirantes animaram a celebração com o canto e no serviço ao altar. No meio da celebração, a imagem da padroeira da capital mineira foi entronizada no santuário, levando consigo um enorme manto azul que cobria toda assembleia.



No dia seguinte, a Fraternidade Santa Mônica celebrou junto aos frades capuchinhos da Pompéia, a festa de Santa Clara de Assis, fundadora da ordem feminina franciscana, as Clarissas. Clara era jovem, e desde cedo se destacou pela sua caridade e respeito para com os mais fracos. Deparando-se com a pobreza evangélica de Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.




Em ação de graças pelo 90º aniversário de vida do Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo emérito de Belo Horizonte, na quarta-feira, dia 13, foi celebrada uma missa na Igreja São José, no centro de BH. A celebração contou com a presença de muitos padres e bispos, dentre eles Dom Walmor, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte e frei Luiz Antônio, vice-formador do Aspirantado. Os formandos e o frei Anderson participaram da celebração. 



Já no dia 15, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a comunidade participou da 19º Peregrinação da Juventude da Arquidiocese, na Serra da Piedade, Caeté/MG. O evento contou com a presença de aproximadamente sete mil jovens. Tendo em vista que agosto é o mês das vocações, os aspirantes chegaram cedo à serra, e com espírito fraterno recepcionaram os jovens que chegavam, motivando-os a buscarem sua vocação. O evento foi encerrado com a missa presidida por Dom Walmor, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte.



Ainda em clima de festa, a fraternidade Santa Mônica desceu a serra e participou de mais uma celebração na cidade de Caeté/ MG. Os munícipes festejavam sua excelsa padroeira, Nossa Senhora do Bom Sucesso, e os aspirantes uniram-se a eles participando também da solene procissão pelas ruas da cidade, seguida da coroação de Nossa Senhora, apresentação do coral infantil, e para “fechar com chave de ouro” o dia, um estupendo show pirotécnico.




Evandson Andrade
Belo Horizonte/MG