segunda-feira, 16 de novembro de 2015

BEATIFICAÇÃO DO VENERÁVEL PE. VICTOR


     No último dia 14 de Novembro, na cidade de Três Pontas – MG, a Igreja presente na Diocese da Campanha, bem como em todo o Brasil, viveu um dos momentos mais significativos da sua história: a Beatificação do Venerável Servo de Deus Francisco de Paula Victor. A celebração, que aconteceu no aeródromo da cidade, contou com a participação expressiva de fieis advindos de vários lugares da diocese e do Brasil. Éramos mais de 30 mil pessoas, que unidos na fé e no amor, entoávamos louvores a Deus pelas maravilhas realizadas na vida do tão querido Pe. Victor.


      Pe. Victor nasceu aos 12 de abril de 1827, em Campanha – MG. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus e desde criança manifestava o desejo de ser padre. Todavia, os tempos eram difíceis. Num Brasil escravocrata, um negro querer ser padre era algo inconcebível. Lutando contra o preconceito de muitos e contando com a ajuda de uns poucos, dentre eles sua madrinha de batismo, Dona Marianna Bárbara Ferreira, e o Bispo de Mariana, Dom Antônio Ferreira Viçoso, o jovem Francisco conseguiu entrar para o seminário. Foi ordenado presbítero em 1851, e designado, no ano seguinte, para Três Pontas, onde foi pároco por 53 anos. Nutrindo um amor incondicional para com os pobres e os doentes, Pe. Victor exerceu seu ministério com humildade e paciência. Morreu aos 23 de setembro de 1905 com grande fama de santidade.



      O exemplo de dedicação e serviço deixado pelo Beato Pe. Victor conclama a todos nós a um renovado compromisso com o Evangelho de Jesus e a implantação de seu Reino. Oxalá tenhamos a coragem e firmeza de assumir nossa vocação à santidade e a cada dia mais responder com generosidade nosso “Sim!”. 

Da esquerda para a direita: Renato, Frei Emerson, Frei Anderson, Frei Felipe Cruz, Frei Tailer, Eberson, Agnaldo e Rafael.
Beato Pe. Victor, rogai por nós!

Fr. Tailer Douglas Ferreira

0 comentários:

Postar um comentário