terça-feira, 24 de novembro de 2015

Crônica - Frei Zezinho em visita ao Noviciado de Lima/Peru



Fui convidado pelo Mestre de Noviços, Frei Márcio Vidal, para ministrar aos noviços um curso sobre o Eneagrama, "como caminho de autoconhecimento interior agostiniano" e crescimento espiritual. Durante a semana de 15 a 21 de novembro fomos refletindo através de dinâmicas e do próprio conteúdo desta técnica milenar, com grande aproveitamento e interesse dos noviços. Posso testemunhar que foi muito proveitoso e gostaram da temática apresentada.


A casa do Noviciado Intercircunscricional Centro Sul (Lima - Peru) tem uma estrutura bem original e adequada à finalidade desta etapa formativa. A comunidade religiosa que nela reside atende a uma capela anexa à casa. As orações da Liturgia das Horas e a Eucaristia diária são abertas a participação da vizinhança. Pude participar  no dia a dia da vida do Noviciado ficando muito impressionado com o trabalho e dedicação dos freis Márcio, Wilder e Raúl. Todos eles muito queridos pela comunidade dos noviços.


A casa e comunidade são bem frequentada pelos freis  agostinianos que estão de passagem por Lima, onde encontram excelente acolhida. Da casa é possível avistar as águas do Oceano Pacífico, que com sua braveza modifica constantemente as praias da região. Essa condição do mar torna difícil o uso das mesmas pelos banhistas, até porque suas areias são grossas e desconfortáveis.
Agradeço a confiança de Frei Márcio por me pedir esta colaboração a comunidade do Noviciado, a qual me acolheu fraternalmente. Volto para o Brasil tendo aprendido e me enriquecido com estas vivências fraternas com esta comunidade em Lima.

Freis Zezinho (à esquerda) e Márcio Vidal (Mestre de Noviços)


Pe. Zezinho - Lima - Peru


0 comentários:

Postar um comentário