terça-feira, 3 de novembro de 2015

Freis Alexandre e Paulo participam de Seminário de Formadores

     Aconteceu de 22 a 26 de outubro passados, na cidade de Caucaia - CE, o I Seminário Nacional de Formadores e Formadoras da CRB, com o tema “O Encontro que faz arder os corações”, inspirado na passagem do Evangelho de Lucas, os discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35). O encontro contou com a participação de 150 pessoas, dentre religiosos e religiosas vindos de diversas regiões, trazendo em seus corações o desejo de aprofundar e aperfeiçoar a arte de acompanhar os formandos e formandas. As assessorias ficaram por conta do Pe. Shigeyuki Nakanose, SVD, que iniciou o Seminário fazendo uma análise da Formação sob a ótica da comunidade de Lucas, enfatizando que a processo formativo para a VRC acontece na comunidade e, por isso, se faz necessário conhecer a realidade na qual estamos inseridos.



     Em um outro momento, Ir.  Annette Havenne, IJE, abordou o processo mistagógico como caminho essencial para a formação. Segundo Annette, A formação mistagógica é uma formação que nasce da experiência pessoal do jovem, mas que no acompanhamento o ajuda a descer, abrir os olhos e perceber sua realidade”. E finalizando as assessorias, Ir. Fátima Morais, ASCJ, nos convidou à vivência da intimidade como caminho de resgate da Vida Religiosa Consagrada, enfatizando que é fundamental, tanto para os formadores quanto para os formandos, manter a intimidade com Jesus manifestada nas relações com o nosso próximo. Além da dimensão humana trabalhada, de acordo com Ir. Fátima, se faz necessário ser íntimo de Jesus e alimentar nossa dimensão espiritual, buscando configurar-se ao profeta de Nazaré.


    O Seminário ainda contou com experiências de comunidades, análise do filme “O Doador de Memórias” e uma belíssima apresentação Teatral, cuja peça chamava-se: “Eis o homem”. Participamos eu e Frei Paulo, e ao final ficamos muito satisfeitos com o bom desempenho do encontro e cheios de esperança e ardor, certos de que além de formar, também se faz necessário ser formado. Obrigado CBR, pelo olhar de acolhida e cuidado!

Abaixo link de uma entrevista concedida:



Frei Alexandre Escame, OSA

0 comentários:

Postar um comentário